A palavra Stress tem origem da física, significa “sobrecarga”.
Na área da saúde fazemos uso da palavra stress para descrever um estado de tensão do nosso organismo (corpo e mente), diante de situações de mudanças difíceis ou muito excitantes.
O organismo humano funciona em uma sintonia interna harmoniosa (respiração, batimentos cardíacos). Ocorre em períodos de stress o comprometimento ou quebra desta harmonia. Neste caso, cada órgão passa a trabalhar em um ritmo diferente dos demais: respiração rápida, coração acelerado, sistema digestório lento, etc.
Assim, quanto maior o esforço de adaptação no organismo, mais tensão o indivíduo experimenta. E se a demanda externa for maior que a capacidade em lidar com a mudança, o organismo pode não resistir e acabar sobrecarregado e enfraquecido.
Portanto, o stress em si, não é doença, mas se prolongado esta quebra no equilíbrio interno, o organismo enfraquece, facilitando o processo de adoecimento.
Os sintomas de stress podem ser físicos ou psicológicos: dor de cabeça, fadiga, aperto da mandíbula ou ranger os dentes, sensibilidade emotiva, insônia ou hipersonia, perda de apetite, desinteresse sexual, infecções, ansiedade, depressão…
Ter hábitos de vida saudáveis como boa alimentação, caminhas regulares, atividades de relaxamento e buscar o equilíbrio dos aspectos emocionais, são pilares importantes para o gerenciamento do stress.
IMPORTANTE: O DIAGNÓSTICO DE STRESS SÓ PODE SER REALIZADO POR ESPECIALISTA. O TRATAMENTO É FEITO ATRAVÉS DE PSICOTERAPIA E EM ALGUNS CASOS É NECESSÁRIO A AJUDA MEDICAMENTOSA.
Agende sua Consulta com a nossa Psicóloga!!!
Comentários