1. Despreparo para diagnosticar e tratar doenças Para se iniciar o tratamento de uma doença, ela precisa antes ser diagnosticada. Caso contrário, poderiam ser tratados somente alguns de seus sintomas, enquanto a doença propriamente dita evolui perigosamente. Se o paciente, por exemplo, busca tratamento para uma dor abdominal, um praticante de Acupuntura sem formação adequada poderá tratar apenas a dor, sem identificar sua causa, deixando a doença progredir, colocando o paciente em grande risco, pois outro tipo de tratamento pode ser necessário, inclusive uma cirurgia.

2. Despreparo para executar uma técnica invasiva Para se obter o efeito desejado, a agulha de Acupuntura tem que atravessar a pele, a gordura subcutânea e as fibras musculares, para estimular as terminações nervosas localizadas nesses tecidos. Portanto, ao inserir uma agulha, o médico Acupunturiatra tem por objetivo acessar um nervo periférico, o qual representa a estrutura mais sensível do corpo humano. Imagine o que poderia acontecer se ele fosse estimulado de modo inadequado ou mesmo lesado…Você confiaria seus músculos, seus nervos e sua integridade física a alguém sem uma formação médica especializada?

3. Despreparo para estabelecer um prognóstico e para conduzir um caso clínico Mais do que inserir agulhas no corpo, a Acupuntura requer a capacidade de identificar e de conduzir um caso clínico, o que pressupõe uma formação médica. Além do diagnóstico clínico nosológico, bem como a avaliação de exames complementares e dos medicamentos em uso, o estabelecimento de metas e limites são etapas fundamentais do tratamento. Sem isso, o tratamento estará fadado ao fracasso, dando margem a complicações e conseqüências danosas.

4. Despreparo para corrigir os erros cometidos Na maior parte das complicações envolvendo a prática não mé- dica da Acupuntura, os profissionais responsáveis pelas mesmas demonstram seu despreparo ao não socorrerem suas vítimas. Muitos sequer conseguem identificar seus próprios erros, nem mesmo para encaminhar o paciente lesado a um estabelecimento de saúde para ser tratado adequadamente. Fica assim evidente o grau de complexidade que apresenta um tratamento com Acupuntura. Então reflita bem, antes de decidir qual o profissional que poderá melhor ajudá-lo a cuidar de sua saúde. Faça a escolha certa, evitando riscos desnecessários. Procure um médico Acupunturiatra. Em caso de dúvidas, recorra ao Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura – CMBA, ou ao Conselho Regional de Medicina de seu estado. COLÉGIO MÉDICO DE ACUPUNTURA.